Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu pet, cão ou gato, é assegurar que ele seja vacinado adequadamente contra as principais doenças infecciosas.
O filhote normalmente está protegido durante as primeiras semanas de vida, pois adquiriu imunidade através dos anticorpos presentes no leite materno.
Porém, após certo período, a proteção do seu amigo depende de você e das orientações do médico veterinário, que deve garantir que um programa de imunização adequado seja instituído para cada animal.
A vacinação é muito eficaz, e sem sombra de dúvida, é a melhor alternativa para prevenir doenças infecciosas que acometem os cães e gatos.
A imunidade que o filhote recebe ao nascer diminui consideravelmente por volta de 9 semanas de vida, quando normalmente o programa inicial de imunização começa. Neste período, os cães e gatos, devem receber vacinas a cada 3 a 3 semanas, para assegurar uma proteção adequada e eficiente.
Após o programa inicial de imunização, seu pet deverá ser avaliado anualmente pelo médico veterinário, para que ele possa desenvolver um programa de imunização específico, e garantir um nível de proteção adequado para toda a vida.
Por isso, fique atento e mantenha a carteira de vacinação sempre em dia. Com as vacinas em dia, uma nutrição adequada e boas condições sanitárias, seu amigo certamente terá uma vida longa e saudável.